ESCOLA:
Magia do Aprender
SÉRIE: 2º ou 3º ano, Fundamental I UNIDADE OU BIMESTRE: 3º
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências e Geografia
PROFESSORA: Ana Ester PERÍODO: 3 aulas**
SÉRIE: 2º ou 3º ano, Fundamental I UNIDADE OU BIMESTRE: 3º
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências e Geografia
PROFESSORA: Ana Ester PERÍODO: 3 aulas**
Conhecer e comparar os diferentes tipos de alimentos típicos de algumas regiões do Brasil e a sua importância, informando em quais locais são encontrados.
2- Conteúdo:
Geografia - Conhecimento das regiões;
Ciências - Alimentos.
3 - Sequência Didática:
-
Assistir ao Filme “Tá Chovendo Hambúrguer”
para as crianças do 5 e 1º ano, informando qual o tema principal do
filme e as atividades que irão se desenvolver ao longo dos 3 dias de aulas,
despertando o caráter investigativo e a criatividade dos alunos.
1º Aula :
-
Intervenção:
“Alunos. Hoje nós iremos assistir ao filme ‘Tá chovendo Hambúrguer’ e eu preciso da total atenção de vocês para perceberem alguns detalhes do filme que serão importantes para as nossas atividades”.
“Alunos. Hoje nós iremos assistir ao filme ‘Tá chovendo Hambúrguer’ e eu preciso da total atenção de vocês para perceberem alguns detalhes do filme que serão importantes para as nossas atividades”.
-
Perdir aos alunos que peguem um caderno, agenda ou bloco de anotações,
destacando os principais pontos do filme
para um pequeno debate após a exibição;
- Após a exibição completa do filme, pede-se aos alunos que falem sobre as partes do filme que chamou mais a atenção de cada um, destacando o personagem principal, a cidade e o produto de venda daquele local;
- Construir uma pequena lista junto com os alunos dos prós e contras de se construir uma máquina de fazer comida, destacando qual a solução que pode ter para que a cidade tenha comida sem precisar utilizar a máquina;
- Perguntar e fazer anotações de quais tipos de comida os alunos consomem em casa e trazem para a merenda.
2ª aula:
- Intervenção:
“ Hoje nós iremos recortar das revistas que a professora trouxe alguns alimentos que estamos costumados a comer e outros que nós ainda não experimentados ou nçao gostamos”.
- Mostrar aos alunos a tabela periódica dos alimentos e quais figuras a gravuras de encaixam na tabela, destacando a importância de se consumir os alimentos corretos e a importância de ter uma dieta saudável;
- Pedir aos alunos que façam uma pequena pesquisa em casa de quais os alimentos tipicos são consumidos nas Regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, Centro-Oeste.
3ª aula:
- Após a exibição completa do filme, pede-se aos alunos que falem sobre as partes do filme que chamou mais a atenção de cada um, destacando o personagem principal, a cidade e o produto de venda daquele local;
- Construir uma pequena lista junto com os alunos dos prós e contras de se construir uma máquina de fazer comida, destacando qual a solução que pode ter para que a cidade tenha comida sem precisar utilizar a máquina;
- Perguntar e fazer anotações de quais tipos de comida os alunos consomem em casa e trazem para a merenda.
2ª aula:
- Intervenção:
“ Hoje nós iremos recortar das revistas que a professora trouxe alguns alimentos que estamos costumados a comer e outros que nós ainda não experimentados ou nçao gostamos”.
- Mostrar aos alunos a tabela periódica dos alimentos e quais figuras a gravuras de encaixam na tabela, destacando a importância de se consumir os alimentos corretos e a importância de ter uma dieta saudável;
- Pedir aos alunos que façam uma pequena pesquisa em casa de quais os alimentos tipicos são consumidos nas Regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, Centro-Oeste.
3ª aula:
-
Intervenção:
“Hoje nós concluiremos a nossa atividade. Eu preciso que vocês peguem a pesquisa e me mostrem para que nós possamos montar o nosso mural”.
- Mostrar o Mapa do Brasil às crianças, destacando as regiões e os estados a qual cada uma faz parte, comentando sobre as diversidade cultural existente no nosso país.
“Hoje nós concluiremos a nossa atividade. Eu preciso que vocês peguem a pesquisa e me mostrem para que nós possamos montar o nosso mural”.
- Mostrar o Mapa do Brasil às crianças, destacando as regiões e os estados a qual cada uma faz parte, comentando sobre as diversidade cultural existente no nosso país.
-
Numa folha grande de papel metro, sobre o decalque do Mapa do Brasil, colocar
as fotos sobre as regiões (norte, sul, sudeste...) demarcadas de acordo com a
pesquisa que os mesmos trouxeram de casa.
4 – Avaliação:Propor aos alunos que apresentem o trabalho aos outros grupos, fazendo uma pequena apresentação, destacando aquilo que aprenderam ao longo da atividade importância de realizá-la.
5 - Registros relevantes:
Ficha Técnica
Titulo Original: Cloudy with a Chance of Meatballs
- Adaptação animada do livro infantil escrito por Judi Barrett e Ron Barrett.
Diretor: Phil Lord, Chris Miller
Produção: Pam Marsden
Roteiro: Phil Lord, Chris Miller
Trilha Sonora: Mark Mothersbaugh
Duração: 95 min.
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony Pictures
Estúdio: Sony Pictures Animation
Classificação: Livre
Sinopse:Cientista com intenções de tentar acabar com a fome no mundo. Pelo menos para a população da pequena cidade de Chewandswallow, tudo parece perfeito quando começa a chover sopa, e, depois, uma tempestade de hambúrgueres. Ele só não imaginava que isso iria causar um problema de proporções globais.
Filme completo: http://www.youtube.com/watch?v=9AUHLD3sqWM&feature=results_video&playnext=1&list=PL32D7B0774051D748
Capa original do livro:
Site Oficial do filme: http://sonypicturesanimation.com/
6 - Recursos: Dvd, Data Show, cartolinas, tesoura, papel metro, cola, pesquisas, revistas, folhas de papel A4, caderno, lápis de escrever e lápis de cor, hidrocor, mapas.
7 - Referências:
Cloudy with a Chance of Meatballs. Wikipedia. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Cloudy_with_a_Chance_of_Meatballs>. Acesso em : 7 Jun. 2012.
TÁ chovendo hambúrguer Dublado Completo. 2012. Youtube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watchv=9AUHLD3sqWM&feature=results_video&playnext=1&list=PL32D7B0774051D748>. Acesso em: 21 Mai. 2012
TÁ Chovendo Hambúrguer. Cineclick. Disponível em: <http://www.cineclick.com.br/filmes/ficha/nomeFilme/t-chovendo-hamb-rguer/id/16030>. Acesso em: 7 Jun. 2012.
TÁ Chovendo Hambúrguer (Título Original: Cloudy With a Chance of Meatballs). Produzido por Pam Marsden. EUA: Sony Pictures, 2009. 1 DVD, 95 min.
The 3 Best Las Vegas Casinos & Casinos - Mapyro
ResponderExcluirMapyro 경기도 출장샵 is a trusted travel & 안양 출장안마 destination information provider offering top-notch lodging, top-rated restaurants and bars, 삼척 출장샵 and a wide 충주 출장샵 variety of amenities 부천 출장안마